quinta-feira, 18 de janeiro de 2018



Uma luz no fim do túnel: Minha aluna com Down



Esse é um relato bem extenso e vou fazer um breve resumo.

Depois de alguns anos trabalhando com alfabetização  numa escola do interior,muito tranquila, tudo dentro da “normalidade”, fui removida para uma escola urbana com um número muito bom de alunos e designada também para uma turma de 1º ano. No primeiro dia de aula me deparei com Antônia, uma linda menina portadora da síndrome de down.Tudo novo, escola, colegas, alunos, enfim, sabia que teria um desafio a enfrentar. No decorrer dos dias é que fui ver como tudo aquilo que a Antônia fazia dentro da sala estava me deixando agoniada, pois realmente não sabia o que fazer com ela e foi bem isso que falei para a direção e seus pais. Notei que os pais eram super protetores e mimavam ela demais, tudo girava em volta da Antônia e ela sabia que com muito choro e birras, ganhava tudo. 

Com o passar do tempo fui buscando e estudando tudo sobre a síndrome de down e então consegui um pouco transformar o que parecia um pesadelo em um sonho possível, e assim fui vendo uma luz no fim do túnel. Compartilhamos bons e maus momentos, alegrias e choros, madrugadas sem dormir pois muitas vezes me pegava pensando que cada vez mais é necessário formações continuadas para que nós professores não sejamos pegos de surpresa para atender as necessidades dos nossos alunos inclusos. Realizei um projeto sobre as joaninhas, onde me ajudou a fazer com que a Antônia tivesse responsabilidades e cuidados com os animais, tratá-los com carinho. Levar isso para a sala de aula fez com que ela melhorasse seu relacionamento com todos. Enfim, poderia relatar muito mais sobre essa experiência, mas isso foi a alavanca que me impulsionou a buscar me aperfeiçoar e sair da inércia. 

Antônia foi um tesouro que encontrei e até hoje faz parte da minha vida.

Relato de Andrea cabreira de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário