segunda-feira, 22 de janeiro de 2018




Relato de experiência


Atuo há 10 anos no ensino de matemática e durante este período pude trabalhar com alunos com diversos tipos de deficiências. O fato mais marcante foi perceber o quanto crianças com a mesma deficiência podem ser diferentes.

No meu primeiro ano de trabalho na rede municipal trabalhei com dois meninos autistas, em turmas de 9º ano, mas em escolas diferentes. O planejamento para cada um deles era completamente distinto. Enquanto um tinha um raciocínio lógico apurado e conseguia realizar todas as atividades da mesma forma que os colegas, o outro apresentava poucos avanços nessa área. Não posso afirmar se algum fator influenciou tal diferença. 

A conclusão que cheguei naquele momento foi de que embora estas crianças tenham esta marca que colocamos denominada deficiência, são como qualquer outra, com potenciais a serem desenvolvidos e limitações. Todas carregam consigo sua singularidade e é ela que deve ser pensada em nossa prática docente.


Relato de Cléia D. da Silva Oliveira




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