quinta-feira, 18 de janeiro de 2018



PROJETO DE INCLUSÃO

Poderíamos relatar várias experiências com educação inclusiva. Porém, a atividade que foi mais gratificante e significativa ocorreu em 2016 durante a proposta da criação de um Blog para um curso sobre Tecnologias da Informação e Comunicação. Uma colega que desenvolve um trabalho no Atendimento Educacional Especializado(Dirce) e eu, pensamos numa proposta de criar um projeto que envolvesse o tema inclusão e que fosse com a participação efetiva dos(as) alunos(as). 

Segue abaixo os pontos principais do Projeto: 

PROJETO: FOTONOVELA E INCLUSÃO: ENFRENTANDO A DISCRIMINAÇÃO. 
RÚBIA LUÍSA PORTO DA SILVA MATIELO LEMOS E DIRCE MARA SILVEIRA 
EMEF PROFª MARIA DE LOURDES MACHADO MOLINA.

JUSTIFICATIVA:Diante do processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino regular, percebemos a importância de utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação através da produção de uma Fotonovela sobre o assunto, com o intuito de estimular a produção textual, a reflexão sobre as discriminações existentes e após promover debates sobre a garantia de direitos e o respeito às diferenças.

OBJETIVOS: Romper com os estereótipos referentes aos alunos com necessidades especiais; Promover a criação de uma Fotonovela que aborde o tema Inclusão; Divulgar a Fotonovela na turma para posterior debate sobre discriminações.

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO: Planejamento do Projeto; Fotos dos alunos e diálogo com eles para a criação da estória; Criação do roteiro (produção textual com falas dos personagens e narração entre as falas); Montagem da Fotonovela; Divulgação da Fotonovela na turma; Debate sobre Inclusão, Respeito às diferenças e Direitos Humanos.

A experiência com este Projeto foi maravilhosa, conseguimos constatar a criatividade dos(as) alunos(as) em relação ao tema inclusão e ficamos encantadas com a finalização da fotonovela onde todos demonstraram o desejo de ver uma educação inclusiva efetiva, com todos na universidade. 

Para visualizar as atividades e fotos na íntegra: https://fotonovelaeinclusao.blogspot.com.br

Relato de Rúbia Luísa Porto da Silva Matielo Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário