segunda-feira, 22 de janeiro de 2018





Jogos e Materiais Acessíveis 


Durante dez anos trabalho no AEE na rede municipal de Bagé, várias são as experiências vivenciadas, algumas positivas outras nem tanto, mas uma experiência importante em 2011, após cursar em POA na Assistiva Tecnologia e Educação sobre Tecnologia Assitiva (TA) me possibilitou utilizar e produzir jogos e materiais acessíveis através do uso do software Boardmaker. Neste mesmo ano recebi um aluno que necessitava desta tecnologia, mas a partir da produção de materiais específicos para ele percebi o quanto o software era rico e poderia me auxiliar com os demais alunos com necessidades especiais. 

Assim durante estes últimos anos faço uso da tecnologia assistiva diariamente contemplando alunos público alvo do AEE que necessitam de materiais adaptados quando necessário. Através do trabalho realizado diariamente no AEE compartilho algumas ações que são realizadas para os alunos com deficiência, atividades e recursos para serem utilizados em sala de aula e nos atendimentos na SRM. 

Tendo como perspectiva desenvolver maiores potencialidades nas ações e interações dos sujeitos e suas aprendizagens, recursos esses que são produzidos no AEE para contemplar o aluno na sala de aula comum, a partir de um planejamento do professor da sala de aula se organiza e produz materiais adaptados às necessidades de cada aluno. 


Relato de Michela Lemos Silveira Machado

Foto 1: Jogo de encaixe construído no software Boardmaker (pode ser usado impresso ou no computador). 


Foto 2: Atividades planejadas para um aluno a partir do planejamento da professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário