quinta-feira, 18 de janeiro de 2018



Inclusão Social ou do Grupo ou Inclusão Escolar?


Sou professora do Ensino Médio nas disciplinas de Química, Física e Biologia. Tive um aluno no ano passado frequentando o 1ª Ano do Ensino Médio e este ano frequentará o 2°. Ele tem deficiência auditiva. Fez o implante coclear há algum tempo, porém, a família não quis que ele aprendesse libras. Ele ainda escuta pouco e como não foi alfabetizado com libras fica difícil o entendimento.

Ele comunica-se perfeitamente com os colegas, falando algumas palavras e também com gestos, ele é perfeitamente incluído na escola, tendo participado de gincanas onde sua apresentação de dança foi um verdadeiro espetáculo. Dançou um “paso doble” como ninguém. É um rapaz participativo, joga bola, dança, está inserido em quase todas as atividades escolares. 

Com relação ao pedagógico, é uma caminhada que está sendo feita aos poucos, pois, ele já chegou até nós (Ensino Médio) com poucos conhecimentos anteriores, mas estamos caminhando no sentido de possibilitar a ele todas os meios para que ele tenha uma aprendizagem significativa.


Relato de Sabrina Nunes Ribas




Nenhum comentário:

Postar um comentário