quinta-feira, 18 de janeiro de 2018



Inclusão de aluno surdo


O relato a seguir não é uma prática de minha autoria, mas é uma experiência exitosa de inclusão que aconteceu em uma escola de uma pequena cidade de abrangência da 13ª CRE. Estou fora de sala de aula já faz muitos anos, porém como assessora da Educação Especial desta coordenadoria, tenho conhecimento não só dos problemas, mas também de boa parte das práticas em inclusão, com sucesso, que são promovidas nas escolas que fazem parte desta regional.

A experiência é sobre o aluno “D”, um menino surdo, que estava cursando o 2º ano do Ensino Fundamental, não sabia Libras e tinha uma comunicação própria com a família. Por isso, na escola ele estava sendo um problema, até achavam que ele teria algo mais além da surdez. Salienta-se que na época a escola ainda não tinha Sala de Recursos.

Conseguimos para a escola uma professora com especialização em Deficiência Auditiva e logo foi constituída a Sala de Recursos, que atualmente é multifuncional. A professora fez um trabalho maravilhoso com o aluno D, ensinou Libras para ele e para todos os alunos da turma.

Os pais dos alunos das outras turmas ficaram sabendo e quiseram que a professora da sala de recursos ensinasse Libras para os seus filhos também. E assim se fez: A professora ensinou Libras para todos da escola e no fim do ano houve uma bela apresentação de todos os alunos cantando e interpretando a música em Libras. O aluno D foi totalmente incluído e as professoras puderam constatar

Relato de Lilian Teixeira da Silveira


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