segunda-feira, 22 de janeiro de 2018



Experiências com Inclusão


Sou professora da Rede Municipal fazem 8 anos, minhas experiências com inclusão começaram em 2007, quando atuava como intérprete de Libras. No ano seguinte comecei a trabalhar o português, como segunda língua com quase todos os alunos surdos da rede, fazendo assim um trabalho itinerante, conhecendo as realidades, as questões envolvendo suas famílias as aceitações, o aprendizado que não é fácil, mas com grandes avanços, principalmente das famílias que entendiam e davam apoio aos seus filhos, realmente aceitando e incentivando a trabalhar a língua de sinais e até mesmo se propondo ao aprendizado em família.

Após esse período trabalhei na Secretaria de Educação até o final do 2016, com professores de anos finais, escutando e tentando auxiliar no que fosse possível. Esse ano retornei as salas de aula, com a disciplina de língua portuguesa e fui eu que estava enfrentando e tentando proporcionar aulas que fizessem a diferença para meus alunos. Esse curso veio de encontro com o que procurava, devido às informações e sugestões que esse me proporcionou.

Penso que para o este ano que se inicia possa realmente efetivar as dicas e procurar atividades condizentes aos mesmos, já que através do curso, pude conhecer cada deficiência e refletir sobre a melhor maneira de adequar e entender cada uma delas dando o suporte necessário para nossos alunos. 

Relato de  Hélen Roratto Garcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário