quinta-feira, 18 de janeiro de 2018



 Atendimento educacional Especializado 

Aquisição da consciência Visual


Objetivo: Desenvolver a estimulação visuall através de luzes com objetos sonoros e ou luminosos.

As atividades do AEE desenvolvidas com o aluno do Pré l com Baixissima Visão foram realizadas através de objetos sonoros e ou luminosos.

Perceber a luz é primordial para o desenvolvimento da visão. Assim as atividades para esta finalidade, atividades de estimulação visual baseia-se na exposição da luz com lanterna objetos que brilhem no escuro( sonoros ) direcionando a luz para ele ou que brilhe sozinho .

Com essas atividades percebe-se que o aluno aos poucos desenvolve a capacidade de focar e fixar os músculos oculares seguindo os movimentos com o olhar, fixação, focalização e contraste de cores com o cuidado de não direcionar a luz da lanterna diretamente aos olhos. De acordo com suas especificidades o aluno atingiu o objetivo da atividade.

A proposta de sala de aula foi o desenvolvimento da estimulação Tátil, a professora em suas atividades utilizou objetos com várias texturas onde o aluno discriminava elementos relacionando imagens ou objetos a imagem percebendo assim as características e diferenças dos objetos. O Livro tátil é um exemplo onde os alunos trabalham o mesmo objetivo, mas com outros tipos de livros, recursos didáticos.
Relato de Maria Salete Silveira 



























Nenhum comentário:

Postar um comentário