terça-feira, 23 de janeiro de 2018



Dispositivo complexo de aprendizagem como possibilidade de inclusão


Trabalho como professora a 14 anos, já atuei na educação infantil, anos iniciais e anos finais. Refletindo sobre os temas discutidos no decorrer do curso, percebo que o desafio da inclusão sempre esteve presente em minha caminhada docente.

Irei relatar minha vivência pedagógica do ano de 2014, na disciplina de ciências, na turma do 8º ano, onde desenvolvemos um dispositivo complexo de aprendizagem para trabalhar os conteúdos relacionados a fisiologia e anatomia humana. A proposta consistia em criar estratégias metodológicas diferenciadas para possibilitar a compreensão do funcionamento do corpo humano de forma complexa e contextualizada, viabilizando assim, que todos pudessem avançar no campo conceitual independentemente de suas limitações .

Penso que o maior desafio da inclusão é propor estratégias metodológicas que possam contemplar o coletivo e paralelamente garantir a singularidade de cada sujeito. Sinto que a cada ano, a cada nova turma esse desafio se renova e nos convida a nos reinventar.


Relato de Adriana da Silva Pinto


Nenhum comentário:

Postar um comentário