segunda-feira, 22 de janeiro de 2018



A importância da observação pedagógica


Sou professora berçarista da rede municipal de Bagé desde o ano de 2011, sempre voltei meus projetos para possibilitar a inclusão de todos os alunos (fossem estes PNEs ou não), tendo a atualização constante, pesquisa e especializações como aliados.

Minha maior conquista como pedagoga foi o progresso da aluna Samile, do maternal II, portadora de autismo, que no início do ano letivo encontrava-se totalmente ausente, desconfiada, não interagia com a outra colega professora, não participava das outras atividades com os demais coleguinhas. Logo, ao observar com veemência o comportamento da aluna, principalmente ao termos um contato mais próximo durante o almoço, e durante a hora da soneca posterior, onde a aluna não dormia de forma alguma, permitia que a mesma explorasse o ambiente da sala de aula, fazendo o que lhe agradasse, o que possibilitou a análise de seus comportamentos. Aos poucos, com ajuda das minhas especializações (especialmente em Neuropsicopedagogia), foi possível encaminhar a aluna para outro profissional, um neuropediatra, com apoio de sua mãe, o que restou no diagnóstico acima referido. 

Em ato contínuo, a escola e a família passaram a ajudá-la da maneira correta para que seu desenvolvimento fosse adequado, hoje a menina tem uma receptividade e socialização muito melhores, me sinto privilegiada de ter conseguido ajudar minha aluna e praticar efetivamente a inclusão.


Relato de Liliane Martins Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário